segunda-feira, 1 de setembro de 2014

RAFAEL TAVARES

Confiram a entrevista que fizemos com Rafael Tavares, um ilustrador de SP que fez artes para capas impressionantes para várias bandas de Death/Black metal do Brasil e do mundo, realmente vale a pena conferir o trabalho desse cara!


Saudações Rafael Tavares, obrigado por ceder essa entrevista ao nosso blog Questões e Argumentos, é uma entrevista-lo, você faz um trabalho impressionante como ilustrador, quando começou a sua carreira nesse segmento? Como foi seu primeiro contato com a arte/musica?
Olá, muito obrigado!
Eu já trabalhava com ilustração há algum tempo, e também já era envolvido com música extrema desde moleque. No final de 2004 rolou de eu fazer uma capa de um split pra banda Ophilatry, e depois alguns cartazes, camisetas, etc. Os trabalhos tiveram uma boa repercussão e depois disso outras bandas começaram a entrar em contato comigo para produzir material.

Como tem sido o ano de 2014 pra você? Visto que cada vez mais bandas querem fazer capas com você.
Até meados de 2013, eu ainda trabalhava paralelamente com ilustrações para o mercado de publicidade inclusive era proprietário de um estúdio em SP. Mas, como artista, não era algo que eu tinha a menor satisfação em fazer e me sentia estagnado. É uma sensação muito ruim quando você percebe que não tem mais pra onde evoluir dentro de um tipo trabalho devido às limitações do próprio mercado, então resolvi abandonar a publicidade.
De lá pra cá tenho me dedicado somente aos trabalhos autorais e para bandas, a demanda tem aumentado bastante principalmente pelo fato de que muitas delas tem procurado investir em um trabalho gráfico voltado pra ilustração, para fugir um pouco da habitual montagem com fotos e efeitos de computador.

                        Rafael Tavares

Fale um pouco sobre sua arte, técnicas que usa, equipamento, software, etc..
Eu procuro fazer os trabalhos da forma mais tradicional e direta possível para remeter o máximo possível a uma pintura artesanal, tanto na execução quanto no resultado.
Eu uso uma mesa digital da wacom bem simples que tenho desde 2007, um iMac e faço as pinturas no photoshop utilizando duas ou três variações de pincéis. Normalmente em uma camada só ou duas quando tem um cenário mais complexo ou muitos elementos.

Como tem sido a repercussão do seu trabalho mundo a fora? Visto que varias bandas estrangeiras já encomendaram artes com você.
Cerca de metade do feedback que recebo é do Brasil, e o restante de outros países. Eu fico muito feliz com isso pois nunca imaginaria que meu trabalho pudesse ter esse alcance.

Quais foram suas principais influências artísticas, quais desenhistas de capas de bandas de metal você mais admira?
Quando eu era mais novo, gostava muito de quadrinhos e publicações de horror e fantasia. Ficava impressionado com os trabalhos do Frazetta, Simon Bisley, Giger, Beksinski, Boris Vallejo, etc.
Dentro da música pesada, eu posso apontar Dan Seagrave, Kristian Wåhlin, Mark Riddick, Andrei Bouzikov, Paolo Girardi, Joe Petagno, Alexander Brown, Daniel Corcueraalém dos brasileiros, Hugo Silva, Emerson Maiaenfim tem muito artista foda por aí que admiro muito.

Quais capas você acha que você mais gostou de fazer até o momento?
Isso é meio difícil de responder, eu tenho algumas favoritas, mas é dificil escolher pois me dedico igualmente a todos os trabalhos que faço.

Que estilos de musica, bandas você tem ouvido ultimamente?
Eu gosto de Death/Black Metal e normalmente é o que ouço na maior parte do tempo, não fujo muito disso mas sempre procuro ouvir bandas e lançamentos novos e ir reciclando minha playlist.

Quais conselhos você daria praqueles que querem seguir os mesmos passos que você, na área de ilustração?
Ilustração é um exercício primeiramente de observação e depois execução. Então, procure observar e estudar os grandes mestres e também os artistas que você admira, procure entender a forma como eles compõem as imagens e pratique muito, o máximo que puder, esperimente mídias diferentes, estilos diferentes até encontrar aquele com que se sinta mais confortável.

Quais temas você mais gosta de desenhar? Tem algum tema que você gostaria muito de trabalhar mas que ainda não teve oportunidade?
Eu curto temas de horror, sci-fi e fantasia, normalmente procuro trabalhar em cima do conceito do album, mas também dou meus pitacos e procuro direcionar as idéias do cliente para algo que possa ser mais interessante visualmente. Acho que o trabalho do artista não é somente executar uma idéia de forma mecânica, e sim usar sua sensibilidade criativa para tranformar o conceito inicial em algo mais.

Quais são na sua opinião as melhores artes de capa da história do metal?
Cara, qualquer capa feita por algum desses artistas que mencionei acima é sempre uma obra de arte.
Fora isso vou pontuar 5 clássicas pra mim:
Mercyful Fate - Dont Break the Oath
Cannibal Corpse - Butchered at Birth
Deicide - Once Upon the Cross
Dissection - Storm of the Lights bane
Dismember - Massive Killing Capacity


Muito obrigado pela entrevista Rafael deixe suas considerações, um recado para aqueles que admiram sua arte e para os leitores do blog, deixe seu contato.
Eu que agradeço! Quem quiser conhecer mais trabalhos, acesse: www.rafael-tavares.com
Um abraço!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!