quarta-feira, 1 de outubro de 2014

ROBERTO TORAO

Confiram a entrevista que fizemos com o Roberto Torao, um dos caras que têm os vídeos mais legais sobre reviews de equipamentos, dicas para guitarristas, dicas para homestudio, entre uma infinidade de assuntos, eu sempre assisto os vídeos dele e recomendo, confiram a entrevista abaixo.


Roberto Torao


Saudações Roberto Torao, muito obrigado por nos ceder essa entrevista ao nosso blog “Questões e Argumentos”, é uma honra entrevista-lo, como está sendo o ano de 2014 para você e quais os planos para o futuro?

Roberto: Olá, obrigado pelo convite. Este ano está sendo ótimo e pro futuro vou continuar fazendo o que sempre fiz.



Quais marcas te apóiam/patrocinam atualmente?

Roberto: Cara, são tantas que me perdoem se esquecer de alguém, Bruschi Amps, T - Miranda Amps, Pedrone Amps, Victoria Amps, Santo Ângelo, Creation FD, Fire Customshop, Pedais de Boutique, Wampler Brasil, PH Imports, EFR Pedais, Ernie Ball Brasil, Zoom Brasil, Music Man Brasil, Epiphone Brasil, Seizi, Royal Music, LDR Pickups, Malagoli Pickups, Eventide, Rockett Pedals Brasil, Donner Deal, GIG Recife, WG Custom FX, EFX, Top Tone, Fuhrmann, Graphtech Brasil, Tommy Guitars, Elifas Santana, Peruzzo Guitars, Favoretti’s, Tecniforte, Walczak, Tercina e outros.



Quando você teve a idéia de criar um canal no youtube? Quais guitarristas que mantém um canal no youtube com aulas, testes, review, dicas, etc.. quais você indicaria pros nossos leitores.

Roberto: Quando morei no Canadá, assistia muitos Vlog no youtube de guitarristas, achava legal, pensei numa forma de divulgar minha música e de meus amigos da minha cidade quando voltei ao Brasil. Comprei uma câmera e comecei aos trancos e barrancos, no melhor estilo faça você mesmo, a experiência e know-how veio com o tempo.

Assisto praticamente todos e recomendo, Gilney Parson, Fábio Eichmann, Bruno Mello, Marcos De Ros, Mateus Starling, Nelson Jr., e outros.



Como foi a Expomusic desse ano pra você?

Roberto: Foi ótimo, re-encontrei amigos e fans.



Quais são seus próximos shows/workshops? Deixe as datas para nossos leitores.

Roberto: Eu iria participar do Guitar Day Recife dia 4 de Outubro, mas tenho um compromisso pessoal e fiquei agendado pra o próximo evento organizado pelo Renato Blues.

Aparecendo novas datas, eu posto no meu site: www.robertotorao.com



Quais guitarristas que mais te influenciaram e te influenciam até hoje?

Roberto: Sempre serão meus amigos e professores como o Alexandre Bicudo, Cauê Cury, Júnior Xanfer, Luciano Magno, Beto Kaiser, e outros.


Roberto Torao


Como você vê o mercado da musica atualmente? O que melhorou? O Que pode ser melhorado?

Roberto: O mercado musical vive em crise e cada vez mais está ficando pior e mais difícil sobreviver apenas de música, alguns vivem de aparência e fingem estar tudo bem,
alguns não resistem e vão procurar empregos normais. A crise contaminou as empresas e passam por dificuldades, e algumas até fecharam as portas, e isso é muito ruim. Não há melhoras no momento.
É uma pergunta difícil de responder por que todos estão perdidos, ninguém sabe exatamente o que fazer. Algumas coisas estão dando certo como fundo coletivo, apesar de ser extremamente criticado no Brasil, lá fora é uma forma bem comum de um trabalho autoral sair do papel. Os músicos precisam aprender a respeitar uns aos outros, e dar a opção de vender/comprar, e não apenas disponibilizar gratuitamente um álbum que gastou toda sua fortuna na gravação dele, não tem como combater a pirataria, mas deixem pelo menos a opção de um fã pagar a quantia que quiser pelo seu álbum, ficará supreso com alguns resultados, mesmo que seja pouco, será uma forma de re-educar essa geração do “baixa-de-graça”.


Roberto Torao
 

Quais dicas/conselhos você daria para aqueles que querem se tornar guitarristas profissionais?

Roberto: Acreditar em sua música e perseverar o tempo que for necessário, muitas adversidades e pedras no caminho, mas nunca desista.
Música é uma loteria, nem todos alcançam o auge, é uma questão sorte e estar no lugar certo e na hora certa, política e um bom network. Ícones nascem e morrem, não haverá um outro Jimi Hendrix, SRV, Vai, Satriani, e etc... Esse status não é pra todos, conheço gente que foi pro GIT nos USA, e trabalha como corretor de imóveis, e tantos outros que vi no vlog de um ex-diretor dessa escola.
Siga sua vida normal, faça sua faculdade, aquela que seus pais tanto insistem, pois viver apenas de música é um privilégio pra poucos, se um dia for acontecer, vai acontecer.
Se realmente é idéia é ser 110% músico, sugiro considerar sair fora do Brasil pra estudar em alguma faculdade, fazer conservatório de música aqui e algum curso preparatório com alguém de alto calibre como o Mateus Starling para poder passar nos exames de admissão lá fora. Tem que estar preparado a não ter preconceito, e saber tocar qualquer coisa com fluência. Pode ter certeza, que as grandes oportunidades infelizmente não estão no nosso país. Boa sorte.




Roberto Torao, muito obrigado pela entrevista, deixe suas considerações finais e um recado para os seus fãs e leitores do blog, deixe seus contatos.

Roberto Torao: Obrigado. Acesse meu site: www.robertotorao.com e curta minha fanpage:

www.facebook.com/toraliens



Confira também:

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/10/regis-tadeu.html
Entrevista Regis Tadeu

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/10/daniel-pique.html
Entrevista Daniel Piquê

http://questoeseargumentos.blogspot.com.br/2014/09/attilio-negri.html
Entrevista Attílio Negri





http://hotmart.net.br/show.html?a=A2255675I&ap=032e

Um comentário:

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas!!